Manutenção Preventiva

Não espere sentir dor para ir ao dentista

Avaliando a sua saúde bucal periodicamente, conseguimos controlar doenças periodontais e lesões cariosas.

Contamos com o programa individualizado, onde realizamos evidenciação da placa bacteriana e através de uma vídeo câmera que passamos sobre os dentes, você terá uma imagem real da sua saúde bucal. Nessa manutenção avaliamos dentes, gengivas e também realizamos diagnóstico precoce de lesões como o câncer de boca.

Saiba mais sobre Manutenção Preventiva

Por que é importante fazer a profilaxia com o Dentista?

A profilaxia dos dentes feita por um Dentista é sempre a mais completa, pois ele limpa dente por dente de forma individualizada. Ela é feita com produtos, aparelhos e instrumentais específicos, de manipulação e acesso apenas profissional. Além disso, ao mesmo tempo que o Dentista realiza a limpeza, também verifica e diagnostica – com documentação radiográfica auxiliar – problemas de excessos de restaurações, falhas, lesões de cáries, tecidos moles e todo o conjunto que compõe o sistema estomatognático.

Como ela é realizada?

Os procedimentos mais comuns na Profilaxia são:

Raspagem de tártaro: a raspagem é feita com um aparelho chamado ultrassom e também com curetas, tiras de aço e lâminas de bisturi.

Polimento dentário: serve para remover a placa bacteriana prevenindo e protegendo seus dentes contra cáries, sua gengiva contra inflamações, sangramentos (a famosa gengivite) e infecções (doença periodontal), problemas tão indesejáveis. O polimento é feito com vários materiais, como jato de bicarbonato, discos de feltro, pastas profiláticas, tiras de poliéster, etc.

Aplicação de flúor em gel: feita sempre após qualquer um dos procedimentos citados acima.

O procedimento é dolorido?

Não é dolorido, embora possa haver uma sensibilidade temporária. O Dentista vai estar atento a isso, tomando os cuidados preventivos que diminuam o grau de sensibilidade temporária.

Com que frequência a profilaxia dentária em consultório odontológico deve ser realizada?

O mais aconselhável é que seja realizada de seis em seis meses, como tempo médio. Essa periodicidade, entretanto, varia de caso para caso e é definida pelo Dentista. Pode ocorrer até mesmo mensalmente, dependendo da propensão em acumular menos ou mais placa bacteriana e tártaro. Há casos também em que a profilaxia poderá ser feita trimestralmente, enquanto em outros casos uma vez por ano é o suficiente. Quanto ao tempo de consulta, em geral a profilaxia tem duração mínima de uma hora.

É possível se alimentar logo após a profilaxia?

Não. Quando há aplicação de flúor, deve-se deixar o produto atuando por mais tempo para que ele seja incorporado aos dentes. Portanto, o ideal é aguardar de uma a duas horas após a limpeza para ingerir líquidos ou consumir alimentos.

Que cuidados deve-se ter para manter a profilaxia por mais tempo?

Além de evitar a ingestão de qualquer tipo de bebida e o consumo de alimentos logo após a realização da limpeza, a profilaxia não substitui os cuidados com a higiene bucal feita em casa. A escovação dental após cada refeição, o uso do fio dental e de enxaguatórios bucais diariamente são imprescindíveis para a prevenção de inflamações de gengiva, doenças periodontais e cáries, além de serem fundamentais para a manutenção da sua saúde bucal.

Tire um tempinho. Se cuide. Você merece.

Entre em contato conosco para agendar a sua consulta.